sábado, 7 de fevereiro de 2015

A Sabedoria dos Princípios - MFS



"(...) Uma ordem implica, portanto, uma sequência de termos ordenados, segundo um logos, segundo uma lei. O universo, realmente, revela isso, e revela mais: que a nossa mente, quando trabalha com absoluta precisão lógica e dialética, corresponde à realidade. Jamais, quando bem ordenada, entra ela em contradição com a realidade. Vê-se que a estrutura de nossa mente é cosmicamente organizada, como é também o universo, (...)"

"(...) Em suma, a posição cristã em torno da Matese gira à volta da sapientia, da sophia. A sapientia (sabedoria) é pelos cristãos considerada um dom, e ela pode ser tomada sob dois aspectos: uma sapientia (ou sabedoria) increada, revelada através dos livros sagrados, e uma sapientia criada, infusa, verdadeiro dom de caridade doado ao homem. É graças a esta sapientia, que é uma virtude intelectual, e ao intelecto dos princípios, que é um dom que marcha para a cognição, que é um modo deiforme de contemplação, que o homem pode, pelo intelecto, aproximar-se cada vez mais de Deus ao captar as leis supremas, os arithmoi arkhai, os paradeigmata, os arquétipos. (...)"

"(...) Um ente absolutamente simples seria formado pelo logos, que o rege imanentemente. E nos seres apenas relativamente simples, este logos da imanência é a sua lei de proporcionalidade intrínseca. A forma é uma lei que rege imanentemente o ser. Agora a natureza dessa lei, o que a constitui, é que passa a ser objeto de pesquisa posterior. 

Não se pode, porém, considerar a forma apenas como disposição das coisas em relação umas às outras, porque, neste caso, ela seria apenas a ordem dispositiva das mesmas. A forma tem de ser concebida, em alguns casos, como no ser vivo, como um princípio imanente, que rege o ser; portanto, um poder. (...)" 

(SANTOS, Mário Ferreira dos. A Sabedoria dos Princípios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário