sábado, 7 de fevereiro de 2015

São Boaventura

"(...) Algo assim como a luz, forma substancial do corpo, move este até à última forma substancial. 
Assim, também a luz das idéias divinas move e conduz a nossa mente, por entre as verdades 
parciais de nossos conhecimentos, para a visão de uma verdade mais elevada, na qual se acha a plenitude da evidência, que fundamenta seu assentimento de maneira infalível. Mas assim como a forma substancial da luz não é a única causa das novas formas substanciais, assim tampouco a luz divina é a única que move a nossa razão, mas juntamente com a luz da verdade dos primeiros princípios e a luz que recebe das coisas. Das idéias eternas recebe a nossa mente a certeza simpliciter dos primeiros princípios e destes a certeza secundum quid. É, pois, pela luz das razões eternas que nossa mente recolhe, ordena a multiplicidade de nossas experiências sensíveis, dos conceitos, dos princípios formados à base das coisas, e os conduz até os primeiros princípios simplicíssimos, pelos quais a mente conhece e julga, e que não pode ser de outra maneira (...)"


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